18 de fev. de 2010

Ferramentas para encontros

DINAMICAS



QUEBRA GELO


O CESTO VIROU


Objetivo: Ajudar a fixar nomes dos companheiros de grupo e descontrair.


Como Fazer: Todos os participantes deverão estar sentados em círculo. O animador deve ficar no centro em pé. O animador explica que, aqueles que estão sentados à nossa direita serão chamados de “banana” e aqueles que estão à nossa esquerda serão chamados “laranjas”. (ou outras frutas). Cada um deve saber os nomes dos companheiros que estão sentados ao seu lado. No momento em que o animador apontar para qualquer um e dizer: “Banana”, a pessoa deve responder o nome do (a) companheiro (a) que está à sua direita. Se o animador diz “laranja” a pessoa deve dizer o nome de quem está à sua esquerda. Num dado momento o animador dirá: “O cesto virou”. Assim todos devem mudar de lugar. O animador aproveita para ocupar um assento e deixa outro no centro, em seu lugar.


IDENTIDADE E VALORES






AMIGO SECRETO


Objetivo: Refletir sobre a importância de se estar aberto a novas experiências e aceitar diferentes pontos de vista.


Materiais: Cartãozinho com mensagens diversas ou lembranças (objetos) de baixo valor (artigos de R$1,99, por exemplo).


Como Fazer: O animador deverá preparar um número de presentes ou cartões equivalente ao número de participantes.






Faz-se um círculo com os participantes e colocam-se os presentes ou lembranças no centro. Estes deverão estar numerados de acordo com o número de participantes. Em seguida distribui-se aos participantes os números correspondentes aos presentes.
O participante que estiver com o número 1, deverá ir ao centro do círculo e pegar o presente ou lembrança que estiver com o número 1. O participante que estiver com o número 2, poderá ou escolher o presente n.º 2 que está no chão, ou o presente do número 1. Caso escolha o presente do número 1, quem fica com o presente n.º 2 é o participante número 1, e assim segue-se sucessivamente até o último participante. Se o grupo tiver 15 participantes, por exemplo, o que estiver com o número 15 poderá escolher tanto seu presente (o n.º 15) como qualquer um dos presentes já recebidos.
O participante que tiver seu presente trocado não poderá negar a entrega, terá que trocar mesmo que tenha gostado.

Observações: Essa dinâmica pode ser aplicada em encontros cujos temas estejam relacionados ao egoísmo, à aceitação da opinião alheia, solidariedade e relações interpessoais.


IMAGEM


Objetivo: Valorizar a pessoa humana como ser importante criado por Deus. (em forma de oração)


Materiais: Um espelho


Como Fazer: Colocar um espelho em um local onde não possa ser visto pelos participantes da dinâmica (atrás de um móvel, ou de um anteparo). Motivar os participantes falando sobre a criação e as maravilhas feitas por Deus. Destacar que entre todas as criaturas Deus criou um ser muito especial para Ele e para todos nós também. Alguém importante e amado por Deus. Após a motivação fazer com que os participantes passem um a um onde está o espelho para verem a sua imagem refletida no mesmo. Depois de todos terem passado pode-se fazer uma leitura da criação (Gn 1, 26 - 31) e concluir com um canto.


PAINEL CRONOGRÁFICO


Objetivo: Memorizar a linha do tempo com as etapas mais importantes da caminhada do Povo de Deus. Trazer os aspectos da fé e da libertação em Cristo para o hoje.


Materiais: Um varal de barbante, prendedores de roupa, folhas de papel, Bíblia, revistas, jornais, cola, tesoura


Como Fazer: O animador distribui folhas de papel aos participantes, nas quais deverão estar escritos nomes de personagens bíblicos: Moisés, Davi, Jeremias, Noé, Isaias etc.
A seguir pede-se que reflitam sobre a importância desse personagem na história da salvação, se necessário pode-se usar a Bíblia, e procurar em jornais e revistas figuras e recortes contendo pessoas ou acontecimentos atuais, que se relacionem com o personagem bíblico recebido ou com as ações praticadas por ele.
Cada participante deve colar, na folha recebida, o que conseguiu encontrar, montando assim, um pequeno cartaz.
Quando todos terminarem deverão, de acordo com a ordem cronológica dos personagens, falar sobre a importância do personagem que recebeu e apresentar o cartaz que elaborou trazendo assim, a história da salvação para hoje.
Após terminar as apresentações, o participante deverá pendurar seu cartaz no varal de barbante, colocado previamente pelo animador, de maneira que ao final o varal formará uma linha histórica.


Observações: Se o grupo possuir um número elevado de participantes, pode-se trabalhar em duplas (um personagem bíblico para cada dupla).


RÁDIO APÓSTOLO


Objetivo: Trabalhar qualquer tema de uma maneira alegre e descontraída. Refletir sobre a importância dos meios de comunicação e os prejuízos que podem causar dependendo da programação.


Materiais: Todos que a criatividade dos participantes permitirem.


Como Fazer: Depois de selecionado o tema do encontro pede-se que os participantes transformem-no num texto para programa jornalístico, musical, até mesmo “esotérico”, com imitação de horóscopo, seção de cartas, conselhos sentimentais etc.
Observa-se que deverá ser usado o máximo de efeitos sonoros. Por exemplo: campainha, porta batendo, barulho de trovão (com cartolina), músicas diversas etc.
Deve-se montar o cenário, eleger um (a) radialista, preparar anúncio comerciais, repórteres etc.
Os “ouvintes” poderão ser pessoas do próprio grupo, caracterizados como donas de casa, idosos, crianças, trabalhadores, desempregados, estudantes, cristão e não cristãos etc.


Observações: O animador deve organizar a dinâmica com os participantes com antecedência para poder preparar o programa e selecionar o material necessário.
É mais interessante dividir-se os participantes em dois grupos para que enquanto um grupo estiver apresentando o outro esteja assistindo e vice-versa.
Esta dinâmica pode ser aplicada em qualquer tema. Tudo deve ser muito divertido, mas não se deve fugir do tema.


TRANSFORMANDO O SONRISAL


Objetivo: Refletir sobre a importância de colocar os dons a serviço na vida da comunidade.


Materiais: 1 Sonrisal no envelope, 1 copo ou jarra com água


Como Fazer: Forma-se um círculo com os participantes e no centro coloca-se um copo ou jarra com água e ao lado um Sonrisal dentro do envelope. Depois se coloca o Sonrisal com o envelope dentro do copo com água pedindo que os participantes observem. Em seguida abre-se o Sonrisal e deixe-o dissolver na água.
Leva-se então o grupo a reflexão:


a) O que aconteceu com o Sonrisal quando caiu dentro d’água fechado em seu envelope? E o que aconteceu com a água?


b) O que houve quando ele se desfez na água?


c) A que podemos comparar o Sonrisal e a água?


Observações: O copo com água representa a comunidade e Sonrisal nossos dons. Quando participamos na comunidade, mas guardamos nossos dons, não acontece nada. Quando colocamos esses dons em prática na comunidade estamos contribuindo para a sua vida e para que ela seja transformadora. Assim, o que antes era água, com a presença do Sonrisal passa a ser remédio. A água sem o Sonrisal não tem gosto, não é remédio. A comunidade sem participação não caminha, não promove transformações. O Sonrisal sem água não tem utilidade como o dom guardado, somente dissolvido ele é útil.


COMUNICAÇÃO, AVALIAÇÃO E APRESENTAÇÃO


A VIAGEM


Objetivo: Fixar o nome dos integrantes do grupo


Como Fazer: O animador organiza os participantes em círculo e diz que irão fazer uma viagem e que nessa viagem cada um deverá levar algumas coisas, porém, que há coisas que não caberão nas malas. Ele inicia o jogo dizendo algo que levará. O objeto dito deverá começar com a letra inicial do nome da pessoa que está à sua esquerda. Em seguida ele pergunta o que a pessoa que está à sua direita levará. E assim, a roda deve seguir sempre para a direita e cada um deverá dizer um objeto que comece com a letra inicial do nome da pessoa que está à sua esquerda.
Conforme o “acerto” ou o “erro”. O animador diz se o objeto cabe na mala ou não.
O jogo vai seguindo até que a maioria dos participantes descubra a regra do jogo.


Observações: Esta dinâmica pode ser trabalhada quando o grupo está iniciando seus primeiros encontros ou quando o grupo recebe um novo integrante.
O animador deve enfatizar o nome de cada um em algum momento anterior à dinâmica.


CAÇA E CAÇADOR


Objetivo: Contribuir para o maior entrosamento do grupo e também para descontração.


Como Fazer: Todos os participantes deverão estar distribuídos aleatoriamente numa área livre o suficiente onde se possa fugir (correr). Será pré-determinado um caçador. Todos os outros serão a caça. O caçador deverá perseguir qualquer um dos elementos participantes. A caça deverá logicamente, fugir impedindo que o caçador toque nela. Para salvar-se a caça deverá pedir socorro a alguém, desde que esteja na sala, chamando-lhe pelo nome, o mais rápido possível antes de ser capturado pelo caçador. Esse alguém pode ser o primeiro que estiver à sua frente. Ao chamar pelo nome, a caça está automaticamente livre. A pessoa que foi chamada pela caça, transforma-se agora no caçador, e começa a perseguir aquele que estava caçando. O primeiro caçador é agora a caça e deverá proceder como caça, pedindo socorro a alguém. O restante do jogo segue a mesma mecânica. Um é caça, outro caçador. A caça pede socorro, é socorrida. O caçador vira caça, pede socorro e é socorrido. Quando estiver sendo caçado e não se lembrar do nome de ninguém, a caça capturada deverá pagar um castigo.


Observações: O jogo deverá ter uma duração de 10 minutos. Retirar do local do jogo objetos cortantes, frágeis, mesas etc.


OBSERVANDO O DEBATE


Objetivo: Avaliar e refletir a participação e o desempenho de cada membro do grupo.


Materiais: Papéis e canetas para anotações.


Como Fazer: Formam-se dois círculos com os participantes, um dentro do outro. O círculo de dentro recebe um tema no qual deve aprofundar por meio do debate.
Em seguida distribui-se pequenos papéis para os participantes do círculo de fora com algumas tarefas escritas, como:

• “Observe se alguém está deslocado no grupo, quer dizer, se alguém está com o pensamento longe, não assimilando o que está sendo debatido”;

• “Anote em seu caderno às vezes que algum participante foge do tema”;

• “Repare qual é a pessoa que falou de modo mais objetivo na discussão”;

• “Preste atenção para ver qual é o participante mais falante do grupo, não dando a vez para os outros participarem”;

• “Preste atenção para ver qual é o participante mais calado do grupo, aquele que não abriu a boca”.

Pode criar-se outras tarefas semelhantes a estas que possam analisar o debate.
No término do debate cada participante do grupo de dentro deverá fazer uma síntese da discussão.
Forma-se a seguir um círculo grande e os observadores que ficaram no grupo de fora apresentam (de maneira descontraída) o resultado de sua tarefa.


Observações: Muitas vezes não crescemos nos nossos diálogos, nos debates porque não analisamos os seus resultados e/ou porque não aceitamos correções vindas de outras pessoas.
Esta dinâmica nos deixa mais à vontade para acolhermos com todo o respeito a análise do outro que está empenhado no crescimento do grupo, reconhecendo o valor de uma avaliação na pastoral.


RODA DE CONVERSA


Objetivo: Apresentação e entrosamento entre os membros de um grupo.


Como Fazer: Os participantes deverão formar dois círculos com cadeiras. Uma cadeira de frente para a outra. Todos os participantes sentam sem deixar lugar vazio. O animador dá o sinal para iniciarem a conversa para que os participantes se apresentem uns para os outros. Depois de alguns minutos o animador dá um sinal para os que estão sentados no círculo de dentro levantarem e sentarem na cadeira seguinte, recomeçando o bate-papo, com outra pessoa. E assim segue a dinâmica até que todos do círculo de dentro tenham conversado com os que estão no círculo de fora.


TIRO AO ALVO


Objetivo: Avaliar o resultado de ações planejadas


Materiais: Um alvo desenhado em cartolina, pedaços de papel, caneta e fita crepe.


Como Fazer: Fixa-se o alvo em alguma parede e coloca-se em baixo o objetivo inicial do grupo ou do encontro escrito em um pedaço de papel.
O animador distribui papéis e canetas para os participantes pedindo que escrevam os trabalhos e tentativas de ações que foram desenvolvidos a fim de alcançar o objetivo proposto.
Em seguida, cada participante deve pregar o papelzinho que escrever no centro ou distante do alvo, de acordo com o grau positivo ou negativo da avaliação feita. Cada participante lê o que escreveu e explica o porquê da posição escolhida.


Observações: Esta dinâmica é ideal para encontros de avaliação, pois permite uma visualização dos resultados obtidos possibilitando um replanejamento



 
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